23 de nov. de 2009

Ao lado de Ahmadinejad, Lula defende direito do Irã a programa nuclear pacífico

Ao lado de Ahmadinejad, Lula defende direito do Irã a programa nuclear pacífico
Lula disse, porém, que sonha com Oriente Médio sem armas nucleares.
Iraniano, por sua vez, defendeu Brasil no Conselho de Segurança da ONU.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (23), durante encontro com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que reconhece o direito do país de executar seu plano nuclear para fins pacíficos e afirmou que o “Brasil sonha com um Oriente Médio” livre de armas do gênero.
"Reconhecemos o direito do Irã de desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos e com respeito aos acordos internacionais e esse é o caminho que o Brasil vem trilhando. Não proliferação e desarmamento nuclear devem andar juntos. O Brasil sonha com um Oriente Médio livre de armas nucleares, como ocorre na América Latina", disse Lula.

Segundo Lula, "o Brasil encoraja assim vossa excelência a continuar o engajamento com países interessados de modo a encontrar uma solução justa e equilibrada para a questão nuclear iraniana". Contudo, o presidente negou que tenha interferido a favor do Irã nas negociações da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o programa nuclear do país.

"O Brasil não insiste. O Brasil tem um modelo de desenvolvimento de energia nuclear reconhecido pela ONU e pela agência que cuida da questão nuclear e conhecemos a polêmica pelo mesmo desenvolvimento no Irã. O que nós temos defendido há muito tempo é que o Irã possa produzir urânio para desenvolvimento de energia tanto quanto o Brasil tem feito, argumentou", disse.
Robson Bonin e Jeferson Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES