23 de nov. de 2009

AS PROFUNDEZAS DO MAR

Esta Enypniastes, um pepino do mar transparente, arrasta-se para a frente em seus tentáculos em cerca de 2 cm por minuto, enquanto varrendo os detritos de sedimentos ricos em sua boca a 2.750 metros no norte do Golfo do México.

As criaturas que vivem nas profundezas do oceano são tão estranhas e bizarras como as criações em um livro do Dr. Seuss: tentáculos pepinos do mar transparente, primitivo "dumbos" que orelha aleta-como barbatanas e vermes que se alimentam de depósitos de petróleo .
Um relatório divulgado domingo registrou 17.650 espécies que vivem abaixo de 656 pés, no ponto onde a luz solar cessa. Os resultados foram a atualização mais recente em um censo da vida marinha.
Milhares de espécies marinhas existem no campo do oceano profundo ( preto), há cerca de 3.280 metros, que são alimentadas por ossos de baleia afundada. Petróleo e metano também são uma fonte de energia para esses habitantes, segundo o relatório.

Os pesquisadores encontraram cerca de 5.600 novas espécies das 230.000 conhecidas.Eles esperam acrescentar mais alguns milhares em outubro de 2010, quando o censo será feito.
Os cientistas dizem que eles poderiam anunciar que um milhão ou mais espécies permanecem desconhecidos. Em terra, os biólogos têm catalogado cerca de 1,5 milhões de plantas e animais.
"O mar profundo era considerado um deserto, há não muito tempo, é bastante surpreendente ter documentado perto de 20.000 formas de vida em uma zona que pensava-se ser estéril", disse Jesse Ausubel da Fundação Alfred P. Sloan, um patrocinador do censo. "O mar profundo é o ambiente menos explorado na terra".
Fonte: NBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES