24 de nov. de 2009

ASSESSOR DE LULA DIZ QUE POLÍTICA DE OBAMA DECEPCIONOU



O assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, disse nesta terça-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decepcionou com sua política externa. O assessor criticou as posições assumidas por Obama quanto à crise em Honduras, ao debate sobre mudanças climáticas e à falta de atenção à América Latina.
"Há um certo sabor de decepção, que nós esperamos que se reverta", afirmou Garcia, depois de almoço oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente da República Checa, Václav Klaus, no Palácio Itamaraty. Ainda segundo Garcia, "o presidente Obama está enfrentando uma situação interna difícil". Mas apesar disso, segundo ele, a relação com os Estados Unidos é boa e não sofre abalos, pois "a política externa brasileira não é de confronto".
Ele criticou o governo americano por legitimar a realização das eleições hondurenhas, no domingo, dia 29. “Achamos lamentável que se queira limpar um golpe do Estado num país que vivia em estado de sítio”, disse Garcia. “É uma postura equivocada dos Estados Unidos.” De acordo com Garcia, não há possibilidade de as eleições no domingo ocorrerem em clima de tranquilidade.

O governo brasileiro defende a restituição de Manuel Zelaya, abrigado na embaixada brasileira em Tegucigalpa há dois meses com um grupo de correligionários.
Fonte: Veja on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES