12 de nov. de 2009

FAVELA SERÁ TRANSFORMADA EM JARDIM GIGANTE EM SÃO PAULO

Artista francês transforma favela em jardim gigante

Conhecida com landart, intervenção paisagística de 17 mil metros quadrados na Marginal Tietê vai redesenhar espaço ocupado por favela com flores

 Divulgação
Perspectiva artística de como ficará a área após a intervenção de Jean Paul Ganem

Uma intrigante mistura de arte e urbanismo vai reconstruir a antiga favela da Aldeinha, na Marginal Tietê. Em sua primeira intervenção paisagística no país, o artista francês Jean Paul Ganem promete criar um “parque efêmero” no local que abrigava mais de 500 famílias até janeiro deste ano, quando a Prefeitura concluiu a remoção dos barracos.

O Bloom Project Aldeinha, que é uma das últimas atrações do Ano da França no Brasil, foi apresentado na quarta (11) no Teatro do SESC Pompeia. Ganen, que já realizou 50 obras de landart em regiões da França e do Canadá, participou da cerimônia de lançamento do projeto. Além dele, representantes da Prefeitura e ex-moradores da favela estiveram no evento, que contou com show de Tom Zé, patrono do Bloom Project Aldeinha.

 Divulgação
Trabalhos de terraplanagem já começaram no local

A proposta é convidar a sociedade civil para participar da transformação da área localizada ao lado da ponte Julio de Mesquita Neto, no sentido da rodovia Ayrton Senna, na Marginal Tietê. O local que vai abrigar a obra tem cerca de 17 mil metros quadrados e será inteiramente coberto por flores que redesenharão a planta arquitetônica da favela.

Segundo a prefeitura, as 500 famílias removidas se mudaram para conjuntos habitacionais ou receberam indenização pela posse dos barracos. O artista plástico realiza intervenções com plantio de vegetação em larga escala desde 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES