24 de nov. de 2009

FHC CONCEDE ENTREVISTA HISTÓRICA




Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Augusto Nunes, colunista da revista Veja, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) revisa os aspectos mais importantes de seus dois mandatos (1995-2003) e da transição para o governo petista comandado por Luis Inácio Lula da Silva.

O político relembra como o Plano Real foi criado, fala sobre as privatizações, principalmente as das telecomunicações, sobre a lei de responsabilidade fiscal, sobre programas de saneamento de bancos e de financiamento da agricultura familiar, sobre o fortalecimento da Petrobras durante seu governo, sobre corrupção e outros assuntos.

FHC não perde a oportunidade de alfinetar o governo petista federal por ter dado continuidade a projetos iniciados em sua gestão. Também aproveita para reafirmar que o partido do presidente Lula "empacava" os projetos de lei do governo tucano na Câmara e no Senado quando era oposição, de acordo com seus interesses políticos. Exatamente como faz a oposição atual, o que gera queixas do presidente Lula. FHC também classifica como "retrocesso institucional" o fato de o governo atual ter deixado a Agência Nacional do Petróleo de lado na regulamentação da exploração do petróleo do pré-sal.

O ex-presidente também fala sobre a criação de projetos educacionais e de alfabetização e de programas como o Bolsa-escola, Auxílio-gás e Cartão-alimentação, que foram fundidos em 2003, já no governo Lula, para gerar o Bolsa-família. É uma pena, contudo, que o clima de camaradagem entre entrevistado e entrevistador não tenha aberto espaço para uma discussão mais aprofundada das críticas que os opositores de FHC fazem justamente em relação aos projetos de desenvolvimento social e combate à desigualdade (ou a falta deles, segundo esses críticos) durante seu governo.
Por Redação Yahoo! Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES