28 de nov. de 2009

SUCESSO DA AUTOAJUDA AUMENTA

Sucesso da autoajuda só faz aumentar
A vida moderna partiu o continente humano em um arquipélago tão fragmentado que uma pessoa pode se sentir totalmente separada das demais. Vencer tal distância e se reunir aos outros, entretanto, é um dos nossos instintos básicos. E é a ele que atende um setor do mercado editorial que cresce a saltos largos: o da autoajuda, e em particular de uma autoajuda que se pode descrever como espiritual.
Não porque tenha necessariamente tonalidades religiosas (embora elas, às vezes, sejam nítidas), mas porque se dirige àquelas questões de alma que, desde que o tempo é tempo, atormentam os homens. Como a perda de uma pessoa querida, a rejeição ou o abandono, a dificuldade de conviver com os próprios defeitos e os alheios, o medo da velhice e da morte, conflitos com os pais e os filhos, a frustração com as aspirações que não se realizaram, a perplexidade diante do fim e a dúvida sobre o propósito da existência. Questões que, como séculos de filosofia já explicitaram, nem sempre têm solução clara - mas que são suportáveis quando se tem com quem dividir seu peso, e esmagadoras quando se está só.


Uma olhada na lista de mais vendidos de VEJA revela que os livros que os leitores entendem como fonte de inspiração para uma vida mais harmônica estão espalhados por todas as categorias - a ficção, como no caso de O Monge e o Executivo, a não-ficção, como Comer, Rezar, Amar, e a autoajuda propriamente dita, como em Você É Insubstituível. O gênero, de fato, é herdeiro de todas as formas de escrita conhecidas.

Sociedade - O que hoje torna o gênero específico um fenômeno é o seu ímpeto multiplicado: nunca tantos escreveram com o intuito de orientar, e nunca tantos leram em busca precisamente de orientação. As mudanças que conduziram a isso não são poucas nem sutis: na sua segunda metade, em particular, o século XX foi pródigo em abalos de natureza social que reconfiguraram o modo como vivemos. O campo, com suas relações próximas, foi trocado em massa pelas cidades, onde vigora o anonimato. As mulheres saíram de casa para o trabalho, e a instituição da "comadre" virtualmente desapareceu.

Desmanchou-se também a ligação quase compulsória que se tinha com a religião, e que dava ao padre, o pastor ou o rabino o posto de conselheiros de todas as horas. As famílias encolheram drasticamente, não só no número de filhos, mas na sua extensão. Em lugar daqueles ajuntamentos ruidosos, que reuniam dezenas de tios, primos, avós e agregados de parentesco vago, mas firme, tem-se agora pequenos núcleos – pai, mãe e um filho ou, vá lá, dois. E nem esses núcleos resistem como antes.

Essa é a lacuna da vida moderna que a autoajuda espiritual vem se propondo a preencher: esse sentido de desconexão que faz com que, em certas ocasiões, cada um de nós se sinta como uma ilha desgarrada do continente e sem meios de se reunir novamente a ele.

Sucesso - Nenhum homem ou mulher, de qualquer era, esteve livre de se sentir assim. A diferença é que, nas últimas décadas, essa angústia vem adquirindo proporção epidêmica. Considerado o embrião da auto-ajuda no país, o livro de conselhos e reflexões Minutos de Sabedoria, de Carlos Torres Pastorino, é há 49 anos um best-seller: já vendeu mais de 10 milhões de exemplares, e a cada ano movimenta algo como 300 000 novas cópias. Sua editora, a Vozes, acaba de relançar a obra com dez capas diferentes, na expectativa de aumentar as vendas em 50%. Se dez milhões de cópias é uma marca espantosa em qualquer mercado editorial, no brasileiro, em que as tiragens médias são de 3 000 exemplares, ela é ainda mais impressionante.

Muitos especialistas na ciência de ajudar as pessoas a compreender e superar seus problemas, contudo, são céticos quanto ao poder de transformação da autoajuda. "Esses livros são úteis quando tratam de temas como saúde e envelhecimento, porque trazem informações objetivas", diz a escritora e psicanalista Betty Milan. "Mas, quando lidam com problemas sentimentais, podem ser até nefastos. Nesses assuntos, a regra geral é a pior coisa que pode existir", afirma Betty, que há dois anos tira dúvidas sobre amor, sexo, casamento e família em sua coluna Consultório Sentimental, em VEJA.com - prática em que, por se atenderem a solicitações específicas, argumenta ela, é possível lidar com as subjetividades e singularidades de cada um.

Visão semelhante tem Lidia Aratangy. De acordo com a terapeuta, a sensação do leitor de que encontrou uma bóia nos conselhos de um guru pode aliviar seu desamparo e, assim, até ser positiva – o erro é interpretá-los como instruções práticas. "Quando o problema é com o marido, os livros ensinam a conversar com o seu, com o da vizinha, o da prima, como se todos fossem iguais. Na educação dos filhos, é a mesma coisa. Ou seja, as soluções sugeridas só vão funcionar em parte – ou simplesmente não vão funcionar", afirma.

Dê-se algum crédito, porém, ao leitor. Como observa Fábio Herz, da rede de livrarias Cultura, cada vez mais o interesse dos seus clientes migra dos meros manuais com que o gênero deslanchou para uma interpretação mais ampla do conceito de autoajuda – a mesma que se está exercitando nessa reportagem. E, nesse território, feito o rescaldo do que os autores têm a dizer, vê-se que impera a simplicidade: amar, aceitar, ter paciência, cultivar a alegria, desprender-se das miudezas do cotidiano, trabalhar por um mundo melhor para si e para os outros são os conselhos que estão no fundo de cada um dos novos best-sellers. Conselhos antigos e que, apesar de já terem sido oferecidos de graças muitas vezes antes, continuam valendo ouro.
Fonte: Revista Veja on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HORA MUNDIAL (Clique sobre o país ou região)

SEGUIDORES